Como já é costume, as novelas das 20h – que na verdade agora passam às 21h – da Rede Globo lançam moda. Desta vez, têm chamado atenção os cachos da protagonista Helena, interpretada pela Taís Araújo. Mas sempre haverá quem prefira cabelos mais lisos. Se você está neste grupo, fique atenta às opções que têm feito a cabeça das mulheres brasileiras. Lei abaixo as dicas do cabeleireiro Beto Paschoal, dono do salão Jaques Janine do Shopping Jardim Sul, no bairro Morumbi da capital paulista:
Escova marroquina
Não alisa os fios, apenas diminui seu volume e deixa-os menos "rebeldes". Muitas vezes, a quantidade de formol aparece no rótulo — segundo Paschoal, o ideal é até 0,2% do produto para não prejudicar a saúde (como previsto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa). Tem mais efeito sobre cabelos levemente cacheados ou com algum tipo de relaxamento. Dura cerca de três meses.
Escova progressiva
Tem um efeito bem próximo ao da marroquina. Seu principal componente é o formol, que, é claro, deve corresponder às restrições da Anvisa. É indicada para cabelos mais cacheados e sem química. Depois de sua aplicação, é preciso ficar alguns dias sem lavar os fios. Dura, em média, três meses.
Escova definitiva
Como o próprio nome diz, alisa os fios permanentemente. Para remover seu efeito, é preciso deixar o cabelo crescer. O principal componente de sua fórmula é amônia, que, por ser forte, só pode ser aplicada em intervalos mínimos de seis meses. Alisa qualquer tipo de cabelo e deixa um efeito bem liso, como a "chapinha". Não pode ser combinada a tinturas e outros tratamentos químicos.
É importante lembrar que todos esses tratamentos são contraindicados para menores de 15 anos, gestantes e quem esteja amamentando. Além disso, as escovas costumam durar menos no verão, por causa do sol, do mar e dos banhos de piscina. "Por isso, deixe seus fios sempre hidratados e aplique filtro solar em seus cabelos", explica Paschoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário